Como formatar celular: várias marcas


Escrito por -

Saber como formatar celular pode se tornar um método importante em algumas situações, tais como esquecer a senha de acesso, problemas de software no aparelho, por exemplo, tela ‘congelada’.

Além de ser um recurso para proteger sua privacidade numa situação em que se pretenda vender ou simplesmente dar o celular para outra pessoa, ou ainda para melhorar o desempenho do aparelho.

A formatação de um celular significa a limpeza dos dados armazenados no aparelho e esse procedimento permite retornar as configurações iniciais, as que estavam presentes no momento da compra do aparelho novo.

Ao longo deste artigo, apresentaremos informações sobre como preparar o celular para o processo de formatação sem que para tanto haja a perda de dados do celular.

Cuidados antes de formatar celular

Antes de iniciar o processo de formatação do seu celular realize o backup de todos os dados que pretende proteger.

como-resetar-o-celular
Foto: Zoom

Atente-se para o carregamento da bateria do celular, geralmente, é exigido em torno de 60 a 70 % de carga para concluir tal processo. Isso evitará que o dispositivo descarregue durante o procedimento.

Tenha acesso à conta do Google, modelos modernos de celulares como, por exemplo, os smartphones com sistema Android 5.1 ou com sistema superior necessitam de um login e de uma senha para permitir a finalização da formatação.

Se eventualmente o usuário não souber da sua senha é sugerido que conduza seu aparelho até uma assistência técnica para receber auxilio.

Como formatar e resetar celular

De um modo geral, para formatar o celular, acesse configurações e clique em fazer o backup e redefinir.

Em seguida, vá até o final da página para encontrar a opção Restaurar padrão de fábrica:

Antes de clicar no botão Zerar dispositivo, leia atentamente as informações sobre as consequências desta ação, pois todos os dados serão apagados.

Antes de continuar o processo, outra tela de alerta de perda de dados irá aparecer, clique em confirmar. Na sequência, o celular vai reiniciar prontamente.

Vale mencionar que cada dispositivo tem uma forma de ser resetado. Comumente, os usuários utilizam as teclas físicas do aparelho para forçar uma iniciação.

Abaixo segue o procedimento adequado para algumas marcas mais comuns no Brasil.

executar-hard-reset-android
Foto: Aiseesoft

Para celular Samsung: Acione os botões de volume alto e volume alto. Selecione a linha “Wipe data factory reset”, que em português significa “limpar dados e redefinir fábrica”.

 Confirme o processo apertando o botão “power”. Não toque em nada até a reiniciação ser concluída.

 Para celular Motorola: aqui será usado a título de exemplo o aparelho Moto G. Desse modo, saiba de antemão que o passo-a-passo é mais simples do que aparenta ser. Pressione o botão “Ligar/Desligar”.

 Em seguida, aperte o botão “Diminuir volume” por 20 segundos. Dessa maneira, o celular será reiniciado com os dados de fábrica.

 Para celular LG: o usuário que possuir um da linha L da LG pode fazer o reset de maneira bem prática e rápida. Para tanto, desligue o aparelho, aperte o botão “Ligar/Desligar” mais o botão de “diminuir volume”.

 Selecione a opção “Yes” e confirme pressionando o botão de “Ligar/Desligar” de novo. Logo, na sequência o aparelho será reiniciado.

Para celular da marca Lenovo: resetar o Smartphone Lenovo é uma estratégia sugerida para corrigir falhas e melhorar o desempenho.

 Para realizar o processo no caso do Vibe K5, clique em “Configurar” > “Fazer backup e redefinir” > “Restaurar dados de fábrica”. Finalizado, em seguida é só confirmar com um toque em “Redefinir telefone”.

Inúmeros usuários optam por recorrer ao serviço ‘Hard Reset’ para fazer a formatação do celular. Esse site possibilita resetar inclusive modelos remotos de celulares, como o caso do Motorola V3.

Essas são formas de como formatar celular de marcas mais comuns.