O que fazer quando o celular cai na água

Descubra o que fazer quando o celular cair na água e assim poderá tentar salvar o seu aparelho.

Escrito por -

O desespero de não saber o que fazer quando o celular cai na água é uma sensação que aflige muitas pessoas. Celulares já se tornaram objetos altamente importantes e perdê-los, por um momento de descuido, pode ser algo frustrante.

Mas não se preocupe! Este post irá tratar de lhe dizer exatamente o que fazer quando o celular cai na água. Conforme irá notar, as dicas foram colocadas de uma forma bem clara e objetiva. Desse modo, você não terá dificuldade alguma para salvar o seu celular caso não tem sido algo que tenha dado perda total no aparelho.

O que fazer quando o celular cai na água

Em um raciocínio lógico, quando uma pessoa se questiona sobre o que fazer quando o celular cai na água, a primeira reação é secar o aparelho de qualquer jeito. Apesar de o raciocínio estar correto, é necessário ter muita calma e seguir algumas boas práticas que aumentarão as chances de o seu celular ser salvo. Acompanhe com atenção:

celular na caiu na agua

  • Retire o seu celular da água o mais rápido possível;
  • Desligue o celular;
  • Se for possível, retire a bateria do aparelho. Alguns aparelhos não permitem que a bateria seja removida. Se esse for o seu caso, não há o que fazer;
  • Retire todos os elementos adicionais inseridos nele (chips de operadoras, cartões de memória, fones de ouvidos, etc.);
  • Coloque o seu celular em uma embalagem plástica e retire todo o ar, criando o vácuo;
  • Seque cada um dos periféricos. Isto é, os cartões, a bateria e afins;
  • Utilize uma das dicas para secar o aparelho que estão relacionadas mais abaixo.

Leia também sobre reparador de bateria viciada. Cabe lembrar que algumas lojas vendem um “kit de recuperação de eletrônicos”. Esses produtos geralmente apresentam uma embalagem plástica, para criar o vácuo citado acima, e um produto que remove a umidade do celular. Enfim, pode ser uma opção interessante para quem não sabe o que fazer quando o celular cai na água.

A garantia cobre quando o celular cai na água?

Quando um celular cai na água, o primeiro pensamento é salvá-lo. Contudo, nem sempre é possível salvar o aparelho. Assim, o natural é a pessoa buscar por outras soluções. Nesse caso, ela pensa em acionar a garantia, mas, infelizmente, as notícias não são boas.

como-salvar-celular-agua
Foto: Cissa Magazine

Aqui no Brasil, a maioria dos aparelhos vêm com uma “etiqueta de água”. Esse dispositivo muda de cor assim que é molhado. Logo, mesmo as pessoas que tentam dar o famoso “jeitinho brasileiro”, não têm muitas chances de sucesso, já que a garantia não cobre esse tipo de acontecimento.

Resumindo, se você não sabe o que fazer quando o celular cai na água, não adianta contar com a garantia. Por padrão, as garantias cobrem apenas defeitos de fábrica e outros problemas bem específicos (e celulares molhados não estão na lista). Veja também como saber a senha do wifi.

O que fazer para o celular secar

Para encerrar, após ter feito os primeiros socorros no seu celular molhado, será necessário secá-lo ao máximo. Para começar, deixá-lo para secar no sol não é indicado, pois o calor do sol pode danificar muitas peças do aparelho. De forma semelhante, aspiradores de pó ou secadores de cabelo também não são indicados.

Dentre as opções mais eficientes, mergulhar o celular em um pote de arroz e deixá-lo lá por um dia ou usar sílica gel do mesmo modo são os destaques. O arroz é mais acessível então, o melhor será apostar nessa solução.

o que fazer quando celular cai na agua
Foto: Imagedep

Portanto, agora que você sabe o que fazer quando o celular cai na água poderá tentar salvar o seu aparelho. Lembre-se de que, mesmo com essas dicas, uma dose de sorte será necessária, já que em alguns casos a água não chega a prejudicar o aparelho, em outros casos, sim. Bem, siga as dicas da melhor forma possível e torça para que tudo dê certo.

 


O que fazer quando o celular cai na água
Avalie essa matéria!