Configurar Modem Vivo e Roteador

Aprenda a configurar seu modem Vivo de forma simples e fácil, com nosso post você vai ver como é rápido!

Escrito por -

É inacreditável o número de pessoas que tentam descobrir como configurar modem vivo. Aliás, talvez seja por isso que a própria empresa resolveu criar uma seção com diversos guias (passo a passo) para poder mostrar aos clientes como resolver seus problemas. Afinal, a internet, no dias atuais, é uma necessidade.

Portanto, neste post resolvemos trazer algumas dicas para aqueles que desejam finalmente descobrir como configurar roteador vivo de forma rápida e eficiente. Desse modo, sugerimos que não perca essas informações, pois trouxemos algumas ideias para lhe ajudar.

Modem Vivo

O Modem Vivo, também conhecido como Modem ONT Vivo (o padrão) é aquela pequena “caixinha preta” que funciona como um conversor de energia ótica em energia elétrica, com o intuito de conectar diversos aparelhos à rede banda larga. Isto é, através do modem os locais passam a ter acesso à internet.

Obviamente, existem diversos tipos de modem e muitos deles apresentam configurações bastante avançadas e algumas funcionalidades adicionais. No entanto, o Modem ONT Vivo é bastante simples, apresentando indicadores básicos de conexão e algumas entradas para os cabos óticos e os cabos ethernet.

Além disso, cabe ressaltar que a sugestão é que o modem permaneça sempre no mesmo local, para evitar problemas oriundos da dobra de cabos ou outras situações.

logo vivo
Aprenda a configurar roteador vivo de forma rápida e eficiente. Foto: Vivo

Como Configurar Modem Vivo

Apesar de as buscas por guias que ensinam como configurar modem vivo serem muitas, o aparelho não apresenta muitos mistérios, já que as configurações podem ser totalmente feitas no roteador, caso você esteja utilizando esse aparelho adicional.

Contudo, é necessário conectar os cabos de forma correta a fim de evitar problemas de conectividade. Para tanto, será necessário conectar o cabo de energia e o cabo de fibra ótica responsável por “gerar a internet”. Em alguns modelos, a entrada “optical” possui uma trava de segurança que jamais deve ser retirada, pois ela garante o travamento perfeito do cabo.

Na porta GE, que muitos modens indicam como WAN ou LAN, deverá ser conectado o cabo que será ligado a outro aparelho, que pode ser um computador ou um roteador. No caso do roteador, o ideal é colocar o cabo na porta número um.

Aprenda Configurar Internet Vivo

Como dissemos, a Vivo apresenta uma boa série de guias para as pessoas que desejam aprender como configurar modem vivo, já que existem alguns modelos específicos utilizados pela empresa. Para encontrar esses guias, e a forma de proceder com as configurações, bastará seguir os seguintes passos:

  • No site da Vivo, vá até a seção “configurar aparelhos”;
  • Abaixo do título “outros aparelhos”, clique na opção “internet fixa”;
  • Selecione o modelo do seu modem;
  • Em cada um dos aparelhos, serão apresentadas as opções de configuração disponíveis em excelentes guias passo a passo.

Conforme poderá notar, a seção configurar aparelhos é uma verdadeira enciclopédia para aqueles que desejam aprender como configurar modem vivo de forma rápida e eficiente.

modem vivo
Foto: Mercado Livre

Configurando Modem e Roteador Juntos

Por fim, cabe falar sobre os locais que fazem uso de um roteador para garantir que a internet possa ser compartilhada para diversos dispositivos, ao mesmo tempo. Nesse caso, quando apresentamos o Modem ONT Vivo, que é o padrão, destacamos que o cabo deve ser posicionado na porta número um do roteador. Além disso, também dissemos que as configurações podem ser feitas diretamente no roteador. Isto é, o modem ficará apenas como um conversor.

Depois que tudo estiver conectado, a seção “configurar aparelhos” pode ser uma interessante forma de descobrir como realizar as configurações, dependendo do seu aparelho. De qualquer modo, o procedimento padrão é o seguinte:

  • Acesse o endereço: 192.168.1.1;
  • Na página, será aberto o “sistema do modem” com as opções de configuração;
  • Clique em “configurar rede” ou algo do gênero (o termo poderá variar em função dos aparelhos);
  • Insira as informações solicitadas e siga todos os passos do “Setup”.

Enfim, as configurações básicas costumam ser bastante intuitivas, ou seja, você conseguirá fazer tudo sem grandes dificuldades. Assim, esperamos que, com essas dicas, você agora saiba como configurar modem Vivo com tranquilidade. No entanto, lembre-se sempre de recorrer aos guias presentes no site, no caso de maiores dúvidas.