Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória


Escrito por -

Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória é o que você descobrir neste artigo. Hoje em dia, a internet está cheia de pessoas querendo descobrir como recuperar fotos apagadas do cartão de memória. Afinal, muitas vezes, por pura distração, acontece de apagarmos uma foto importante sem querer. Daí, começamos a buscar como loucos por uma forma de recuperar os arquivos deletados.

Felizmente, há como recuperar fotos apagadas do cartão de memória de inúmeras formas. E claro, resolvemos elencar aqui algumas soluções para que isso seja feito de uma forma rápida e eficiente. Com isso, você não terá mais quaisquer problemas em relação a esse assunto.

Recuperar fotos apagadas do cartão de memória

Quando o assunto é descobrir como recuperar fotos apagadas do cartão de memória, existem algumas soluções que costumam ser bastante eficientes. Nesse caso, como nossa intenção aqui é simplificar bastante os procedimentos, fizemos questão de elencar apenas as dicas mais simples.

No entanto, antes de começarmos, é necessário entender as diferenças entre apagar um arquivo e formatar o cartão. Esse ponto é extremamente importante, já que, no primeiro, caso a recuperação fica bem mais fácil. Desse modo, acompanhe as explicações:

  • Apagar ou excluir um arquivo: significa que você deletou o arquivo. A ação de deletar indica ao sistema que o espaço onde a foto ficava está disponível para ser utilizado por outro arquivo. A foto deixa de figurar entre os arquivos, mas pode ser recuperada com certa facilidade, desde que se use os programas certos;
  • Formatar o Carão de Memória: às vezes acontece de os computadores pedirem para que formatemos os cartões e, nós, na correria, clicamos sem saber. Infelizmente, essa ação elimina todos os vestígios dos arquivos salvos no dispositivo. E, embora tenha como recuperar fotos apagadas do cartão de memória formatado, a dificuldade é imensa e a chance de sucesso é mínima. Aliás, nesses casos é melhor dizer adeus aos arquivos.

Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória

Recuperar fotos cartão memória corrompido

Muitas vezes, a perda de fotos e outros arquivos acontece sem a nossa culpa. Isto é, em alguns casos, por inúmeros motivos, os cartões de memória podem assumir o status “corrompido”. Para nosso azar, embora não tenha sido nossa culpa, isso também pode nos fazer perder todos os arquivos armazenados no dispositivo.

E mais, é por esse motivo que recomendamos firmemente que realize backups constantes dos seus arquivos mais importantes, pois, mesmo que existam métodos que ensinam como recuperar fotos apagadas do cartão de memória, nem sempre eles terão 100% de eficácia. Então por que correr o risco?

De qualquer modo, para recuperar as fotos de um cartão corrompido, bastará seguir os passos abaixo…

Recuperar fotos cartão memoria corrompido

Aplicativo para recuperar fotos

Dentre as muitas opções para recuperar arquivos apagados dos cartões de memória, os aplicativos de recuperação são, com certeza, os mais úteis e fáceis de serem utilizados. Além disso, existem muitas opções no mercado. Logicamente, algumas são pagas e outras são gratuitas. Nesse caso, acompanhe o procedimento com o aplicativo Recuva (gratuito):

  • Assim que as fotos forem apagadas, evite salvar novos arquivos. Isso aumentará as chances de sucesso;
  • Insira o cartão em um computador;
  • Faça o download e a instalação do aplicativo Recuva;
  • Abra o programa e selecione o dispositivo;
  • Clique em “verificar”;
  • Aparecerá uma lista com os arquivos apagados;
  • Selecione aqueles que você deseja recuperar e clique em “Recuperar”;
  • Perceba que o programa apresenta um círculo colorido ao lado do nome do arquivo. Verde significa que será possível recuperar. Vermelho indica que o arquivo é irrecuperável.

Conforme irá notar, a maioria dos programas, até mesmo os pagos, operam dessa forma. Então, o procedimento citado sofrerá poucas alterações.

Portanto, há como recuperar fotos apagadas do cartão de memória, desde que novos arquivos não sejam salvos. Nos casos em que o cartão é formatado, a chance é mínima e, infelizmente, o mais indicado é desistir dos arquivos. Por fim, esperamos que as dicas apresentadas lhe tenham sido úteis e que você consiga recuperar seus preciosos arquivos.

 

 


Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória
Avalie essa matéria!